terça-feira, 25 de maio de 2010

Paris

Paris!...
Paris é indescritível. É uma cidade que supera todas as expectativas. Consegue ser monumental e grandiosa, mas ao mesmo tempo é uma cidade de detalhes.
É uma cidade romântica por excelência, o romantismo sente-se por todo o lado, mas também se sente arte e história em cada rua, em cada recanto.
É juntamente com Viena a cidade que já visitei com que me identifiquei mais. Paris ganha pelo rio, Viena ganha pela delicadeza e educação das pessoas.
Chegamos a Paris no Sábado, mais tarde do que estávamos à espera (para variar). Depois das formalidades no Hostel, seguimos para o centro da cidade começando por visitar a Ópera.

Da Ópera fomos para o Palácio Real, onde tiramos esta foto. Aqui estou eu e as minhas três companheiras de viagem por Paris, Catarina, Joana e Helena.

Depois do Palácio Real fomos fazer o percurso pelos monumentos mais emblemáticos: Notre Dame, Louvre, Arco do Triunfo e Torre Eiffel.
Quando chegámos à beira do rio Sena tivemos o primeiro grande embate com a verdadeira beleza de Paris.
Nas ruas de Paris vêm-se imensos casais de todas as idades a passear e a aproveitar o romantismo da cidade. E como qualquer destino romântico, Paris tinha que ter um sítio para os apaixonados deixarem as suas juras de amor. Esse sitio é numa das pontes que atravessa o Sena, onde cada casal deixa um cadeado, tentando imortalizar a sua relação. Por detrás de cada cadeado está uma história diferente, uma história única e especial para quem a construiu.

E finalmente Notre Dame. É uma igreja bonita, mas nada de extraordinariamente monumental. Tem valor mais por razões históricas e arquitectónicas.

Depois de Notre Dame, o Louvre. É um museu que vale pela "forma" e pelo "conteúdo". Não tivemos tempo para visitar o "conteúdo" com a calma e o tempo que ele merece, mas a "forma", isto é todo o edifício e espaços envolventes são lindos.
E porque estas fotografias já se tornaram um clássico nas nossas viagens, o Louvre pareceu-nos um bom local para uma repetição da sessão fotografica.

O Louvre está rodeado de magníficos jardins.
Depois dos jardins, descemos os "Champs Elysees", que estavam caóticos porque havia uma manifestação de agricultores.
No fim dos "Champs Elysees", finalmente o Arco do Triunfo.
Depois de ver tanta coisa, já estávamos muito cansadas, mas ainda faltava o mais importante: A Torre Eiffel.
Chegamos perto da Torre Eiffel já estava a começar a anoitecer, e esta foi a primeira imagem que tivemos. É lindo as várias perspectivas que se pode ter da Torre Eiffel dependendo da hora do dia e do local da cidade onde nos encontramos.

Subimos até ao segundo piso, e quando lá chegamos já era de noite. É lindo ver a vista de Paris da Torre Eiffel de noite, dá verdadeiro sentido à expressão: Cidade das Luzes

No outro dia de manhã, saímos logo cedo do Hostel e fomos visitar a "Conciergerie", uma antiga prisão onde esteve a Maria Antonieta e ainda "La Chapelle", uma capela muito diferente, onde se encontravam um reliquiário com pedaços da cruz de Cristo, mas que se encontrava em obras e não podemos ver.
Depois seguimos para os "Invalides" onde se encontra o túmulo do napoleão.

Depois destas voltas todas em Paris, fomos passar a tarde a Versailles.
Versailles é de sonho, lindo e grandioso. É daquele género de sítios que ultrapassam o que conseguimos imaginar. É impossível registar em fotografias aquilo que se vê, mas aqui estão algumas tentativas.

Não é só por fora, que Versailles é grandioso, por dentro há uma sucessão de divisões imponentes que nunca mais acabam. Nos corredores, a multidão é compacta e há turistas do mundo inteiro. Visitar tudo é mesmo muito cansativo, mas vale muito a pena.

Esta foi a minha divisão preferida, é também a mais célebre.

Os maravilhosos jardins.

Já ao final do dia, o último momento em Versailles, uma última imagem para guardar na memória.

Voltamos para Paris de comboio, exaustas. Estávamos no metro já a chegar a casa quando a Catarina propõe ainda irmos visitar a igreja da Madeleine. Mas eram 11 da noite, supostamente devia estar fechado. Mas não, chegamos lá e estava a acabar um concerto e conseguimos visitar a igreja mesmo a estas horas estranhas. E ainda bem porque adorei. Adoro estes imprevistos, estas visitas não planeadas que acontecem durante as viagens e que nos surpreendem e marcam. Gostei muito desta igreja pelo simples pormenor de ser a única igreja em que no altar principal se encontra Maria Madalena e em que Cristo aparece num plano mais secundário. Curioso. Gostei também muito da escultura principal.

No outro dia, começamos por voltar à Torre Eiffel para tirar mais algumas fotos e aqui está mais uma das muitas perspectivas que se pode ter da Torre Eiffel.

De seguida voltamos ao Louvre, para visitar por dentro.

Ou melhor, voltamos ao Louvre para ver a Mona Lisa.
E não fomos as únicas pessoas a ter essa ideia. Tão engraçado como a Mona Lisa propriamente dita é a multidão que se acotovela para conseguir uma foto do famoso quadro.

Do Louvre fomos para Montmatre onde fica a Basílica do "Sacre-coeur".

A correr, ainda fomos ao Moulin Rouge. Sinceramente acho que não vale muita a pena. É a única "imagem de marca" de Paris que me desiludiu.

Por fim, um último passeio por Paris.

E fica a vontade de lá voltar. Paris é uma cidade que se deve visitar tantas vezes quantas a vida nos permita.