terça-feira, 22 de junho de 2010

Escócia

Chegamos a Edimburgo na 5ª feira à noite, já muito tarde. Fomos logo para o Hostel, mas como este ficava na zona do castelo pelo caminho aproveitamos para conhecer Edimburgo à noite. Essa primeira imagem deixou-nos logo encantados e deslumbrados com a cidade.
O Hostel por dentro também era muito original, era uma tentativa de imitação de um castelo, bem conseguida diga-se.
Mas o melhor de tudo no hostel era a vista para o castelo que se tinha da sala do pequeno-almoço.
Do Hostel partimos então à descoberta desta cidade maravilhosa cheia de história e tradição. Começamos por visitar o castelo.
Do castelo fomos passear para as ruas do centro.
Depois de darmos uma volta no centro seguimos para Calton Hill, uma montanha no meio da cidade, de onde se pode avistar a cidade toda.
No final do dia seguimos para norte, para Inverness. As viagens pela Escócia são de sonho. Lagos contínuos que parecem pegar uns com os outros, montanhas e verde até perder de vista. É possível andar quilómetros e quilómetros sem ver vestígios de presença humana. Só natureza no seu estado mais puro.
Chegamos a Inverness tarde, mas mesmo assim ainda havia sol. De manhã deu para visitar a pequena cidade de Inverness, a capital das Highlands.

De Inverness fomos para o Loch Ness fazer um cruzeiro, sempre na esperança de avistar alguma Nessy.
Mas não é preciso nenhuma Nessy para aquele lugar se tornar mágico, as paisagens em redor encarregam-se de lhe dar um toque místico e encantador.

No meio do lago a imagem típica da Escócia um castelo em ruínas no meio do lago. O castelo era o castelo de Urquhart.
Depois da visita ao Loch Ness seguiu-se Fort William, mais uma pequena povoação do norte, no meio do nada, ou melhor no meio de paisagens lindas.
De Fort William seguimos para a ilha de Skye , e mais uma vez a viagem de autocarro foi extraordinária com imagens de sonho, parecia que estávamos no filme do senhor dos anéis, as imagens não pareciam reais.
E finalmente ...
...a ilha de Skye.
Para mim talvez o expoente máximo desta viagem.
Ficamos numa pequena aldeia que basicamente só tinha uma rua. Nessa rua existiam pelo menos dois hostels, um dos quais onde ficamos. Foi o melhor Hostel onde já fiquei, tinha um ambiente tão familiar que parecia até que estávamos na casa de alguém. na cozinha podíamos-nos servir a qualquer hora de chá, café e chocolate quente.
Na sala havia vários jogos e livros que podíamos usar, assim como duas guitarras. Passamos o serão à lareira (sim em Junho na Escócia sabe bem uma lareira) enquanto jogávamos trivial. Antes deste serão familiar ainda tivemos tempo para dar uma volta pela zona à volta dos hostel. Estas fotografias foram tiradas a partir da noite. No norte da Escócia, agora em Junho praticamente não há noite, o que foi óptimo porque às 11 da noite podemos tirar fotografias como se fossem 6 da tarde. No dia seguinte de manhão fomos dar um passeio maior pelas montanhas, primeiro fomos a pé até às montanhas mais proximas.

Depois de passarmos a manhã a passear nos arredores do Hostel apanhamos um autocarro para Cullians. Da ilha de Skye seguimos para o nosso último destino, Glasgow. Mais uma vez uma viagem com paisagens indescritiveis. Principalmente no vale de Glencoe. Tirei fotografias, mas ficaram muito más, e não conseguem demonstrar a imponencia daquele vale. Ficam aqui outras fotografias dispersas que fui tirando na viagem.
Glasgow.A despedida da Escócia no dia seguinte, com um até sempre. Que apesar de termos conseguido ver tudo o que planeavamos, ainda ficou muito para descobrir na Escócia.


7 comentários:

  1. Fantástico! As de Edimburgo deixam-me um sabor a nostalgia, como se o passado ganhasse a mesma e outra forma no presente!
    Ajar

    ResponderEliminar
  2. 1º - qual castelo de Urquhart, é Uruguai! :p
    2º - a aldeia tinha umas impressionantes DUAS ruas, não uma...vamos lá a ser justos...
    3º - olha para o meu ar profissional com a guitarra, até parece que estava a tocar lol
    4º - quero as vossas fotos!
    5º - MAS PORQUEEEEEEEEEE?
    Kiss*

    ResponderEliminar
  3. 6º - "Mas não é preciso nenhuma Nessy para aquele lugar se tornar mágico, as paisagens em redor encarregam-se de lhe dar um toque místico e encantador."

    falsoo...eu encontrei uma nessy no aeroporto, é favor postar a foto

    7º - "Só natureza no seu estado mais puro."
    mari alice ate parece k gostas da natureza...tenho de relatar aki akele encontro de 3º grau teu com a natureza??

    8º - bye...see u in egipt??

    ResponderEliminar
  4. Maravilha de fotografias!

    O Erasmus está a fazer-te bem: escreves umas coisas engraçadas, tiras óptimas fofografias e deixas-te encantar pela natureza...

    Beij

    MC

    ResponderEliminar
  5. Oh, lá se foi o ultimo encontro pela Europa...
    Invejaaaaa :P

    Espero.t por Portugal! toca a inscrever no jantar de Erasmus..afinal há muito para celebrar!
    Bjos,
    Catarina Toscano

    ResponderEliminar
  6. 9º- Ilha de Skye: melhor hostel de todos sem dúvida (deu para apagar a imagem do de Amesterdão!)

    10º- As paisagens são mesmo de suster a respiração, não dá para descrever

    11º- Loch Ness: só não encontrámos a Nessy porque estava no seu retiro (isto de ser famosa também cansa!). Para a próxima conferenciar primeiro o dia!

    12º- E que serão à lareira: nunca mais me vou esquecer do rei Artur ever! E que "overdose" de chocolate quente!

    13º- Para a próxima vamos mesmo até ao topo da montanha e de preferência com botas de borracha!

    14º- Até breve Escócia!

    Bjs

    Helena Marques

    ResponderEliminar
  7. que saudade do caraças :)

    ResponderEliminar