domingo, 4 de julho de 2010

Último passeio em Bruxelas?

Depois da tese enviada ontem , hoje de manhã foi dia de começar a seleccionar algumas das coisas que ficam e algumas das coisas que voltam para Portugal.
À tarde fui dar uma passeio no centro (talvez o último) e aproveitei para tirar fotos das boas imagens que quero levar de Bruxelas.
A movimentada rua das lojas. O metro até aqui é rápido e dava sempre para vir dar uma voltinha para desanuviar.

Gosto do contraste desta imagem, por um lado a indiferença de todos nós que passamos e por outro lado a fragilidade de quem não tem nada. Infelizmente é uma imagem muito comum em Bruxelas, há muita miséria nas ruas de Bruxelas.

Hoje pela primeira vez reparei nesta parede pintada, com desenhos típicos de Banda Desenhada, também a contrastar com o fundo dos edifícios antigos. Mas Bruxelas é isto: contrastes.

Mais uma visita ao famoso (e pequeno) menino que faz chichi, ou como dizem cá o Manneken Pies.

Outra paragem obrigatória nas minhas idas ao centro era no morto que dá sorte. Dizem que se se tocar nesta estátua temos sorte, vale sempre a pena acreditar nisso e tentar (aliás pelo desgaste do metal, dá para perceber que muita gente tenta).

Mas a imagem que vou guardar sempre do centro de Bruxelas é sem dúvida a Grand Plaza, provavelmente das praças mais bonitas da Europa. notei durante estes 3 meses que cá estive que à medida que o calor ia aumentando, ia também aumentando a animação na praça. Pelo que me disseram, no Natal com todas as iluminações e em Agosto com o tapete de flores, vale mesmo a pena.
Outro sítio de que gosto muito em Bruxelas são as galerias, cheias de lojas de chocolates muito refinadas.

Entre a Grand Plaza e as galerias existe esta praça, sempre cheia de animação.

Bruxelas é também banda desenhada, há várias lojas no centro, como esta onde comprei dois livros do Tintim para (numa atitude muito egoísta) oferecer de "recuerdo" a mim.

Como já disse em posts anteriores Bruxelas está cheia de comunidades de emigrantes e uma das comunidades com uma presença mais forte é sem dúvida a brasileira, não só porque são muitos, mas porque trazem a alegria e expontaneidade dos brasileiros às ruas de Bruxelas, como aconteceu neste café, enquanto um grupo brasileiro tocavas, as pessoas começaram a dançar no passeio.

E agora só para acabar. Hoje a volta a França passou por Bruxelas, aqui ficam as imagens das únicas coisas parecidas com volta à França que encontrei (tenho pena pai, para a próxima tento arranjar-te fotos mesmo da meta :P)

2 comentários:

  1. Enfim, teria sido um espectáculo de cor e movimento bem interessante de ver... Prá próxima!...
    De qualquer modo as fotos estão fantásticas, tudo muito vivo, com muita nitidez e claridade, mesmo onde parece que a há sombra.
    Bjos
    Ajar

    ResponderEliminar
  2. De 27 a 30 de Setembro de 2012 - vou lá eu descobrir a capital belga.

    ResponderEliminar