terça-feira, 6 de julho de 2010

in Bruges

Depois de visitar, Bruxelas, Gent e Antuérpia, só me faltava Bruges para completar a visita a todas as principais cidades flamengas da Bélgica.
À chegada à estação, a imagem de marca destas cidades, que as aproxima muito da cultura holandesa: bicicletas! Tal como Gent, Bruges é uma cidade medieval, muito bem recuperada, cheia de ruelas e canais para passear.
É uma cidade muito verde e com várias praças e pequenos recantos.

De todas as cidades belgas é provavelmente, juntamente com Bruxelas, a mais turística. É obrigatório em todos os programas turísticos depois da visita a Bruxelas, a visita a Bruges. E por ser tão turística está cheia de lojas para os turistas, inclusive tem uma rua, quase só com chocolatarias como estas aqui.

E ficam aqui mais fotos a mostras os canais (muito semelhantes a Amesterdão), as esplanadas...

O "Burg" uma praça empedrada, que segundo o guia do João foi noutros tempos o centro politico e religioso de Bruges e que liga com a praça principal.

A praça principal "Markt", que é a praça onde se realizava e realiza o mercado.

E mais outra praça...
E mais canais a fazer lembrar Amesterdão.































.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Ao final da tarde, quando já me estava a ir embora, fui para por engano a um antigo "convento" de beguinas. Ignorância minha, não sabia o que era tal coisa, mas como estamos sempre a aprender, fui pesquisar e gostei da história, por isso conto-a aqui.
As beguinas pertenciam a uma irmandade laica (muitas delas viúvas de homens que tinham morrido durante as cruzadas) criada na Bélgica. Não faziam votos e dedicavam-se ao serviço dos outros. Ao contrário das outras irmandades, não viviam em conventos, mas em "Begijnhof" (beguinários) que foi o que eu visitei.
Parecia como que uma pequena cidade branca toda em volta de um largo com relva e árvores. Um sítio que transbordava serenidade e espiritualidade.
Pelo que li também, elas começaram a ser perseguidas por serem consideradas "espíritos livre heréticos". Típico!
Só para terminar aconselho irem ao youtube (porque não consigo por aqui a hiperligação) e verem os primeiros 10 minutos do filme. As imagens retratam muito bem esta cidade. E existe uma situação pela qual um personagem passa que reflecte a maneira de ser estas pessoas estranhas e com graves crises de personalidade que são os belgas.












1 comentário:

  1. Olá João,

    Fui ter so seu blog e fiquei deliciada com as fotos e legendas.
    Visitei Bruges há muitos anos e agora fiquei com vontade de lá voltar...

    Clementina

    ResponderEliminar